Depois de um dia, digamos um pouco difícil, pois ando preocupado com algumas obrigações, algumas idéias, algumas pessoas, enfim. Lá estava eu no belíssimo metrô lotado de pessoas cansadas de um dia estafante de trabalho e lutando para ver quem de fato senta no tão cobiçado assento para descansar até chegar a casa. Percebo que uma jovem com seus 20 e poucos anos que estava grávida, entrou no vagão e logo encontrou um lugarzinho para se equilibrar no meio de tantas pessoas. Pelo tamanho da sua barriga creio que ela estava no seu 7º ou 8º mês de gestação. Logo um rapaz se candidatou a oferecer o seu lugar para aquela jovem, e assim o fez.
Diante desse cenário percebi que as pessoas têm condicionado a amar os outros por situações que são postas ao longo da vida. Tanto, que foi necessário ser criado uma lei onde se defende o direito de ceder o assento para idosos, gestantes, deficientes físicos ou mentais, e crianças de colo.
Analise bem até que ponto se resumiu o amor ao próximo.
Hoje, as pessoas não amam mais sem reservas. Antes, é um amor egoísta onde dependendo das circunstancias, é que irei pensar em tomar uma atitude de amor para com o meu próximo. Ou você nunca negou alguma moeda para um mendigo por pensar que ele iria beber com aquele dinheiro, ou até mesmo aquela pessoa que está bem mais cansado do que você dentro de um ônibus lotado? Mas você pensou: do mesmo jeito que ele trabalhou eu também trabalhei.
Porém, amar sem reservas não é condicionar a situação ou a pessoa a quem se deve amar, mas sim, agir em amor sem se importar com a situação, pois amar não é teorizar a vida, mas sim, viver.
Deus revelou através de Jesus Cristo o amor incondicional que sem pensar, morreu na cruz em favor de todos.
Agora imagine se Jesus antes de morrer na cruz, fizesse os seguintes questionamentos:
“Não morrerei por ele porque sei que ele não seguirá os meus caminhos” ou “Não morrerei por ela porque sei que existirão vários outros atrativos que fará com que a mesma se esqueça de mim” ou “Não morrerei por eles, pois sei que não tomarão a sua cruz” e etc.
Que depois de ler esse texto, vocês possam refletir em como têm sido a amor que vocês declaram que deseja para o seu próximo.
PENSE NISSO!!
Cristophane Rafael